<$BlogRSDURL$>
Carapau de Corrida
terça-feira, março 30, 2004
 
Boa terra, bom vinho

Este é o vinho recomendado pelos deuses. Nada mais, nada menos que o vinho produzido desde os meus antepassados até aos Pisístratos da actualidade. Provem, vale mesmo a pena, mas não me posso responsabilizar por efeitos secundários...


sábado, março 27, 2004
 
Dia Mundial do teatro

Hoje aproveitem para ir ao Teatro D. Maria porque é entrada livre! Mesmo para quem não aprecie muito esta forma de arte, é bem melhor do que os programas que passam na tv portuguesa à tarde... Para comemorar, o "nosso" primeiro-ministro vai inaugurar as novas estações de metro da linha amarela...

quarta-feira, março 24, 2004
 
I'm back
Desculpem o meu desaparecimento prolongado, mas eu não tive culpa: fui raptado por extraterrestres. É mentira: a segurança social cortou-me o subsídio de desemprego e não consegui pagar a conta da netcabo.
segunda-feira, março 22, 2004
 
O Homem que perseguiu a LIBERDADE

"EU TINHA UMA GRANDE VONTADE DE CANTAR"
 
Impostos: ganha-pão do governo
Os impostos não param de aumentar. É um facto. Será a melhor maneira de combater o défice? Para mim, que não sou mais do que um mero especulador, parece-me que os portugueses estão com um nível de vida cada vez pior, trabalhando somente para aquecer, não vendo recompensado o esforço. Mas existe uma classe social que passa ao lado desta crise. Um grupo cada vez mais extenso de pessoas que fingem praticar o bem em prol dos outros: os membros do governo.

Vamos chegar ao cúmulo de não ter onde limpar o cu!
segunda-feira, março 15, 2004
 
Eles andam aí...
Meus caros, tenho por hábito passar ao lado destas burocracias, mas quando delas resultam rios de sangue inocente... Esta guerra inútil contra o Iraque veio despoletar um pós-guerra muito pior do que se imaginava... O atentado de dia 11 de Março veio para nos lembrar, a nós, portugueses, que também não estamos ilesos nem seguros de qualquer ofensiva. Muito por culpa de um verdadeiro emplastro da politíca, o senhor Durão Barroso, que lambeu as botas ao Bush e a muitos outros. Vêm aí dois acontecimentos que irão concentrar milhares de pessoas, o Rock in Rio, e, fundamentalmente, o Euro 2004...

terça-feira, março 09, 2004
 
Tumultos no Iraque com fim à vista
O segundo contingente do Subagrupamento ALFA da Guarda Nacional Republicana (GNR) viaja hoje para o Iraque. São 80 efectivos que têm como missão introduzir factores de paz, segurança e liberdade na região. De referir ainda que, para além destes bravos militares, também seguem para o Iraque 7 viaturas blindadas. Boa viagem, e demonstrem a força e coragem da GNR lusitana!



sexta-feira, março 05, 2004
 
Euro - segurança acima de tudo
O EURO está à porta e a segurança é a prioridade máxima dos responsáveis pelo evento. Neste particular a UEFA está bastante satisfeita com a organização portuguesa. Parece que depois do último final de semana futebolístico em Portugal, disparou em flecha o cancelamento de reservas de viagens e bilhetes, por parte dos adeptos ingleses, muitos dos quais hooligans mais assumidos que o próprio José Castelo Branco. (E agora dizem-me o Tales e o Pisistrato, sempre oportunos: Ó Hipócrates, mas o José Castelo Branco não é hooligan! Ao que eu respondo: pois não, mas mais assumido não há!) "A ideia de simularem uma cena de violência em plenas competições oficiais portuguesas foi genial. O ensaio correu bem e as forças de segurança nunca perderam o controle das operações. Julgamos que depois disto os hooligans pensarão duas vezes antes de fazerem distúrbios." - afirmava um responsável da UEFA, referindo-se ao ensaio/treino preparativo das forças de segurança, que decorreu durante o jogo Santa Clara vs Marco, que visou preparar as autoridades para o EURO e que contou com o apoio total do município de Marco de Canavezes.
Cá para mim, os hooligans ingleses, depois do sucedido, acagaçaram-se e não perceberam que afinal aquilo era tudo a reinar, que por cá a guarda não costuma distribuir tanta porrada como fez naquele dia, nem os adeptos portugas costumam ser tão ásperos!
 
Ele aí está...
Que o euro é um acontecimento de grande dimensão já todos sabemos; que envolve milhões de euros também não é segredo para ninguém; mas o que por vezes espanta são as estratégias utilizadas na promoção do evento. As últimas dão conta que a FPF e os media, depois de terem escolhido para apresentador televisivo do diário do euro, o futebolista que simboliza o jogador português em toda a sua globalidade vivencial, preparam-se agora para adicionar à causa, uma outra carinha laroca do audiovisual português, ele aí está: O EMPLASTRO! Desta vez a própria UEFA aplaudiu a escolha, felicitando os mentores da ideia por tão feliz decisão e segundo os senhores do organismo responsável pelo futebol europeu, "a escolha não poderia ser melhor, só Paulo portas tem um sentido de oportunidade equiparável, ninguém possui tamanha omnipresença". Assim, parece que já está decidido, no dia da abertura do campeonato, no centro do relvado do estádio do Dragão, com exibição simultânea no écran gigante do mesmo recinto desportivo, Emplastro surgirá, vestido de Quinas. entoando a música de abertura "Bamos Lá Cambada".

 
Anseio pelo epíteto Pisistrato, o Tirano Virtuoso
Vou entrar no mundo da música. Já está decidido. O Tales vai dar-me umas aulas. O meu objectivo é conseguir uma música melhor do que aquelas que Portugal tem levado para o festival da canção...

 
Penicos há muitos, seu palerma!
Tenho o prazer de ter o grande Rui zink como professor, na cadeira de Literaturas Marginais. Ontem deu-nos a conhecer um magnífico artigo publicado na revista Visão, que fala de um espanhol detentor de uma colecção invejável: José Maria Arco, espanhol da Ciudad Rodrigo, coleccionou 2700 exemplares de penicos de 27 nacionalidades, ao longo de 24 anos. Não há cu que aguente!

 
Projecto presidencial de Ferreira Torres
É com muito orgulho que anuncio que fomos escolhidos para fazer o marketing da campanha eleitoral de Ferreira Torres.
Apresentemos então o projecto de campanha:
1º A capital do país passa a ser Marco de Canaveses.
2º Portugal irá ser o único país que pode declarar uma guerra unilateralmente.
3º Reformar a justiça portuguesa acabando com os tribunais. Eventuais litígios jurídicos resolvem-se à pancada.
4º Fazer um ringue de boxe na Assembleia da República (quem será o campeão de pesos-pluma? António Vitorino ou Marques Mendes?).
5º Cortar a língua a Manuela Moura Guedes.
6º Enviar o Paulo Camacho, da Sic, outra vez para o Iraque (porque o gajo é um aldrabão).
7º Fazer uma aliança com Espanha (o filho de Juan Carlos quebra o noivado com a Leticia, que é uma boazona, para que ela case com Ferreira Torres).
8º Escolher Pinto da Costa para Primeiro Ministro.
9º Escolher Fátima Felgueiras para Governadora do Banco de Portugal.
10º Fazer do Futebol Clube do Marco campeão europeu.
 
O Presidente Ideal
Não compreendo este país... Tanta algazarra por causa das eleições presidenciais, quando temos um autarca com um perfil similar ao de George W. Bush. Sim, estou a falar do serial killer de Marco de Canaveses, o sr. Ferreira Torres. Não se esqueçam: dia 15 de Março, recolha de assinaturas para a candidatura de Ferreira Torres a Belém.
quinta-feira, março 04, 2004
 
Ensaio sobre a lucidez
O tão esperado romance de José Saramago - Ensaio sobre a lucidez - vai ser apresentado dia 29, no Auditório do Centro de Congressos de Lisboa. Um debate com Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa, José Barata-Moura e o próprio Saramago, inaugurará o acontecimento. O polémico livro, como o autor o apelidou, critica com humor e ironia diversas instituições e figuras portuguesas. Atrevo-me a especular, dizendo que, com o tema que o livro aborda, iremos ter muitas, mas muitas, páginas para ler...
In Lusa
terça-feira, março 02, 2004
 
O meu amigo Óscar
Estou indignado com a entrega do Óscar de melhor actriz a Charlize Theron. A moça desempenhou o papel de monstro no filme com o mesmo nome. Para tal foi sujeita a uma rigorosa transformação facial, para parecer feia... Anda aí tanta gaja feia, já de si natural, e foram gastar uma fortuna para tornar uma bela num monstro! Não tem nexo nenhum. O mundo está todo trocado.

 
Biografias históricas que os historiadores tiveram medo de revelar... porque a maçonaria podia cortar-lhes os tomates II
Tal como prometemos, vamos hoje revelar factos da vida do Infante D. Henrique. Em primeiro lugar, convém referir que o epíteto atribuido a este filho de D. João I foi muito mal atribuído, visto que O Navegador nunca andou de barco (exceptuando um fim de semana na costa de Marrocos). Paradoxais os nossos historiadores...
Andante. O que muitos não sabem sobre esta personagem, que teve a honra de vir nas antigas notas de dez contos, é que este era um grande maricas. Os escândalos homossexuais de Henrique na Corte causaram muitos embaraços à família real. Fruto disto, seu pai, D. João I, o de boa memória, enviou-o para os confins do país - o Algarve. Aí chegado, Henrique não perdeu tempo: abriu uma escola para mancebos (a famosa Escola de Sagres). Nos meses de Verão aquilo era uma ganda rambóia com os turistas ingleses, holandeses e alemães. Para camuflar as actividades pouco morais efectuadas naquele local, Henrique principiou por organizar actividades e workshops relacionados com a navegação. Assim, prova-se que as Grandes Descobertas surgiram por causa de um homossexual que se quis rodear de mancebos, num ambiente de de grande orgia.
Assim, explica-se porque é que as caravelas possuíam um grande mastro, era necessário contentar as tripulações... Explica-se também porque é que os portugueses erigiam um padrão quando descobriam novas terras, não fosse a má fortuna deixar os navegadores privados de objectos fálicos. Foi graças à mentalidade henriquiana-pederasta que Bartolomeu Dias conseguiu dobrar o cabo ao Adamastor.
Para concluir, pode dizer-se que a figura enigmática do Infante D. Henrique não é assim tão enigmática... só que os cronistas da época (Zurara e Fernão Lopes) conseguiram enfeitar muito bem os (de)feitos do impulsionador das Descobertas. O navegador que nunca navegou e o ídolo de uma Nação não passava de um amante de jovens que se vivesse actualmente estaria preso no Estabelecimento Prisional de Lisboa.


Infante D. Henrique, O Gay-Ínclito